Igreja Apostólica Holiness Shalom

Rua serra formosa 221
Itaquaquecetuba SP 

Telefone: (11) 46414766

Igreja Apostólica Holiness Shalom

NOSSA HISTÓRIA

o ano de 1897 o Japão é um país em grande transformação.

Isolado do ocidente por séculos, o Japão finalmente abre suas portas para o comércio e intercâmbio cultural internacional.

Uma série de transformações está ocorrendo num país que resolveu desenvolver sua indústria, sua cultura e seu comércio a qualquer custo. Essas transformações são acompanhadas de grandes convulsões sociais.

A migração de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial tem o seu preço: o fim do período feudal.

Milhares de camponeses trocam seus lares no interior e se deslocam em direção aos grandes centros urbanos em busca de trabalho. Com isso, surgem favelas, marginalização e problemas sociais. Juji Nakada é um jovem com 27 anos, um pastor metodista que, frustrado com seu fraco desempenho no ministério de evangelização, pensa em largar o ministério. O Japão já está sendo evangelizado por cerca de trinta anos, e menos de 20% do país foi alcançado pela mensagem do evangelho.

Vou largar o ministério. É melhor ser um leigo ativo que um pastor frustrado
diz o pastor Juji Nakada à sua esposa.

Ela responde dizendo: "Eu me casei com você por que tinha chamado para ser pastor. Como você me diz uma coisa dessas?" E continuou: "diga-me o que você precisa para ficar satisfeito com o seu ministério". Juji Nakada mencionou que na América estava acontecendo um grande avivamento. "Talvez eu devesse buscar estudar no seminário Moody, um centro onde os treinamentos são bastante práticos." O movimento pentecostal ainda não havia surgido, mas o Espírito Santo estava se movendo naquele país.

Sua esposa, então trouxe uma certa quantia em dinheiro dizendo: "Quando me casei com você, recebi este dote, pois todos sabiam que a vida de uma esposa de pastor não é fácil. Tome este dinheiro e vá para a América buscar o Espírito Santo".



Charles e Lettie Cowman

No ano de 1897 Juji Nakada chega aos Estados Unidos e se matricula no Instituto Bíblico Moody. Começa a freqüentar reuniões de avivamento nas casas e conhece o casal Charles e Lettie Cowman, da igreja Metodista da Graça e dava mais valor às reuniões que às aulas do seminário.

Certa vez, um dos participantes dessas reuniões de avivamento lhe disse: "buscar o Espírito Santo traz poder". Juji Nakada respondeu: "Eu não estou buscando poder, mas santidade". Num dia ele teve a experiência profunda com o Espírito Santo e sentiu que Deus o enviava novamente para o Japão. No dia seguinte, desligou-se do seminário justificando: "O que eu vim buscar na América já consegui, por isso vou embora".

Despediu-se do casal Charles e Lettie Cowman dizendo: "venha ajudar a evangelizar o Japão!" Na volta, empregou-se num navio que iria à Europa, onde fez questão de visitar os lugares por onde o evangelista John Wesley havia passado. Depois, fez uma viagem que inclui o sudeste asiático até chegar ao Japão seis meses mais tarde.

Charles e Lettie Cowman, sentiam que tinham chamado para a Índia, mas o convite de Juji Nakada os fez orar. Cientes de que o Japão era a vontade de Deus, chegaram lá em 1901 e fundaram a OMS (Sociedade Missionária Oriental).



Início do movimento Holiness no Japão

No ano de 1901, Juji Nakada e Charles Cowman fundaram o Salão Central de Evangelização, onde durante o dia havia treinamento teológico e à noite, cultos evangelísticos 365 noites por ano.

Chegaram a realizar 3500 noites ininterruptas de cultos evangelísticos.

Nos domingos à tarde havia o culto de Santificação (Seikai). Nesse período foi escrito o Seika.

O objetivo inicial não era fundar uma igreja, mas começar um movimento de avivamento no Japão.

Em 1912 a OMS formou uma Cruzada de distribuição de folhetos por todo o Japão. Os alvos não eram nada modestos: Em cinqüenta anos de evangelização protestante no Japão, os missionários haviam alcançado apenas 20% dos lares. A Cruzada queria alcançar os 80% restantes introduzindo algum dos evangelhos em cada casa daquele país (nessa época o Japão tinha 58 milhões de habitantes e 10 milhões e trezentas mil casas). O projeto concluiu seus alvos em 1918.



Pré-pentecostais

Devido ao fato dos cristãos Holiness serem muito "barulhentos" e de camadas sociais baixas (os primeiros protestantes japoneses eram da elite), eles não conseguiam se adaptar em outras igrejas. Além disso, os cristão Holiness eram "impertinentes evangelistas". Por isso, houve a necessidade do movimento virar uma denominação.

Em 1917 a Igreja Holiness do Japão foi fundada, 16 anos depois do início dos trabalhos da OMS.



Avivamento

A Igreja Holiness do Japão possuía uma visão missionária baseada na metodologia de Paulo. Assim como o apóstolo evangelizava primeiro os judeus por onde chegava, o visão inicial era evangelizar os japoneses residentes no exterior e daí alcançar os povos ao redor. Dessa maneira, em 1917, foi enviado o primeiro pastor evangelista para a Manchúria.

Em 1919 foi mandado um pastor para Seoul, Coréia.

Em 1925 foram enviados pastores para Taiwan e para o Brasil. Paralelamente, outros missionários surgidos no meio Holiness realizaram missões transculturais com outros povos: alguns pastores foram conviver com indonésios e nativos taiwaneses, estabelecendo trabalhos nessas comunidades. O seminário Holiness de Tóquio recebeu muitos estrangeiros, como estratégia dessa visão missionária: havia bolsistas do exterior se preparando no Japão: coreanos, chineses, russos, brasileiros, ainus, palaus (filipinos). Esses estudantes voltaram para os seus países de origem e fundaram igrejas.



Takeo Monobe

Culto numa tenda montada em meio a uma plantação com a presença do bispo Juji Nakada e de Takeo Monobe (1929)

Em 1925, o pr. Takeo Monobe foi nomeado para o Departamento Sul Americano da Igreja Holiness do Japão, vindo para o Brasil. Seu chamado para trabalhar com os imigrantes japoneses do Brasil foi acentuado por realizar diversas vezes despedidas a membros e amigos que embarcavam para o Ocidente em busca de uma nova vida.

Ele chegou ao Brasil no dia 15 de julho de 1925, (o dia em que comemoramos o início da Missão Holiness no Brasil), e começou seu trabalho de visitação e evangelização pelo estado de São Paulo.

Visitava as colônias de japoneses no interior do estado, ensinando a língua japonesa aos filhos dos imigrantes e evangelizando. Várias vezes lavava os pés sujos de barro das crianças e cortava seus cabelos.

Em 1926 com a vinda de sua esposa, instalou seu quartel general na Rua Conde de Sarzedas na Liberdade. Um pequeno cômodo foi o início das reuniões do missionário, onde foi colocada uma placa escrita: Igreja Holiness.

O principal modelo de expansão e crescimento da Igreja Holiness do Brasil baseou-se na estrutura familiar: onde uma ou mais famílias cristãs estivessem reunidas, uma igreja poderia surgir. Dessa maneira, a visita a esses cristãos era muito importante para que o trabalho se estabelecesse no país. A falta de recursos financeiros (não houve promessa de sustento por parte da Igreja Holiness do Japão), aliada aos precários sistemas de transporte e de comunicação do país naquela época obrigava o pr. Takeo Monobe a ficar longas estadias - algumas vezes em jejum - fora de casa. Isso consumia fisicamente o missionário.

Em maio de 1929, o bispo Juji Nakada esteve no Brasil durante um mês, realizando cultos de avivamento. Cerca de 60 pessoas se batizaram nessa ocasião. Dois jovens, José Emerenciano e Paulo Almeida foram profundamente tocados quando o bispo Nakada falou sobre as quatro dimensões do Evangelho. No mesmo ano eles partiram para estudar no seminário de Tóquio. Após a partida do Bispo Nakada, Takeo Monobe entregou-se com maior ardor à tarefa de evangelização e visitação. Embora fosse fisicamente forte, sofria dores por causa de uma doença que ninguém sabia diagnosticar.

Seu último culto missionário foi realizado num humilde lugar em Bastos, com o pastor deitado, pois não tinha mais forças para ficar em pé.

Em 25 de julho de 1930, o pastor Monobe faleceu em decorrência de câncer no fígado. Deixou sua esposa e três filhos, que foram levados ao Japão por Shimekiti Tanaami, que iria estudar no seminário de Tóquio.



O Grão de trigo floresce

Casa do casal Saiki em Bastos onde Takeo Monobe pregou deitado, devido ao seu estado de saúde, meses antes de sua morte Após o falecimento do pr. Monobe, o pr. Koji Tamura foi colocado como líder do grupo.

A cidade de Santos tornou-se o centro dos trabalhos missionários, que se estenderam para São Paulo, Lins, Registro e Bastos. Nesse mesmo período, outros leigos se consagraram ao ministério e mais pastores surgiram na denominação.

Nomes como Shimekiti Tanaami, Juro Yuaça, Takeo Kikuti, Yoshikatsu Nampo, Hidessato Tamura, Nagafumi Yamazaki, entre outros, tornaram-se os principais pilares da igreja Holiness, juntamente com diversos leigos que assumiram a continuidade do trabalho de evangelização entre os japoneses e seus descendentes.

Fonte: http://holiness.org.br/index.php/quem-somos/nossa-historia


Quer viver o sobrenatural?
Venha.

Levar boas novas para este mundo.

Mostrar o Mapa

Informações do Local


Categorias: Igreja evangélica, Organização religiosa




Informar um Problema

Campinas Tweets

Brazil Manuf.
Brazil Manuf.
This #Manufacturing job might be a great fit for you. Click the link in our bio to see it and more. Estágio em Supp… https://t.co/NyUZYSCw5I

Proemio Wines
Proemio Wines
Felices de ser parte de una de las mejores cartas de vinos de Brasil @olivettorestaurant #Campinas @ProemioWines gr… https://t.co/wFMM8NiXTU

Brazil Manuf.
Brazil Manuf.
Join the GE team! See our latest job opening here: https://t.co/ch2efIisy5 #Campinas, SP #Manufacturing

Brazil Manuf.
Brazil Manuf.
Interested in a job in #Campinas, SP? This could be a great fit. Click the link in our bio to apply: Estágio em Sup… https://t.co/uCgT3dXFr4

Alyson Oliveira
Alyson Oliveira
“I believe I can fly...” #photo #instaphoto #photograph #photography #iPhonePhoto #apple #inseto #cigarra… https://t.co/DlhEE6GR1M

Tom Reaoch
Tom Reaoch
#SNE acicampinas #Empreendedorismo #negócios #CampinasMetroRegion #campinas #campinasfriendly #oreidonetworking… https://t.co/F1nTWamoQJ

TMJ-BRA Jobs
TMJ-BRA Jobs
GE is looking for teammates like you. See our latest #HealthWelfare job openings, including "Estágio em EHS - Foco… https://t.co/j2JFPWzn6y

Tom Reaoch
Tom Reaoch
#paul gomes talks about #business #opportunities #campinas #smartcity #CampinasMetroRegion amchamcampinas spotify… https://t.co/dICCbhrBGR

Ítalo
Ítalo
Face! unlimitedboysband #boyband #campinas #silly #face https://t.co/GHba7KVB4J