Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Rua Helena Fabrini, s/n,Sousas-Campinas/SP (GPS) Rua Antonio Prado, 430, Sousas-Campinas/SP (correspondências)
Campinas SP  13106-025

Telefone: +55 19 3758-8600

Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é uma instituição que compõe a rede da saúde mental da cidade de Campinas. A entidade passa por transformações advindas do movimento da reforma psiquiátrica e do movimento da luta antimanicomial, desde o ano de 1990.

Sua fundação se dá em 1924, como o primeiro sanatório psiquiátrico filantrópico do Estado. Por ocasião da proclamação da República Federativa do Brasil, no ano de 1889, os insanos e desocupados foram recolhidos das ruas e colocados no porão da Cadeia Pública da cidade, numa prática higienista e positivista do novo regime que se instaurava no país. Ali, muitos morriam à espera de uma vaga no único hospital público do Estado – o Juqueri, fundado em 1898, localizado na cidade de Franco da Rocha.

Num contexto conturbado por negros libertos do regime de escravidão, imigrantes europeus que chegavam para substituir sua mão-de-obra nas lavouras e por outras populações marginais como os miseráveis, os órfãos, as prostitutas, os homossexuais, entre eles, os portadores de sofrimento mental, e essa população, considerada desviante, ia contra os princípios do Capitalismo, que entendia cada ser humano como um contribuinte ao movimento de produção e consumo. Ainda: com o processo de urbanização das cidades, a população marginalizada passa a comprometer a imagem ideal da sociedade burguesa.

Os jornalistas Leopoldo Amaral e José Vilagelin Junior, agentes do jornal O Estado de S.Paulo, denunciam por meio de uma notícia, publicada no dia 9 de maio de 1917, os maus tratos cometidos pela população recolhida no porão da Cadeia Pública de Campinas. A partir daí, um grupo de filantropos mobiliza-se para a criação do que inicialmente se chamou Hospício de Dementes de Campinas, inaugurado no distrito de Sousas. Como se percebe, a relação entre a mídia, os jornalistas e os cuidados em saúde mental é intrínseco à fundação do Cândido Ferreira. O caráter filantrópico e humanitário da fundação desse serviço não eliminava a exclusão da população, pois o hospital foi construído numa área rural, cercada por mato, bastante afastada da sociedade da época.

Ao longo da história da humanidade, a loucura recebeu diversas abordagens e tratamentos, de acordo com cada época e cada contexto, o que a caracteriza como fenômeno social interpretado das formas mais diversas. Já no contexto da Psiquiatria, sob o domínio da Medicina, que se deu a partir do século XIX, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira utilizou-se de diversas técnicas para o tratamento da loucura, acompanhando a própria evolução da psiquiatria, empregando as técnicas de cada época para o tratamento da saúde mental, como eletrochoque, impregnação medicamentosa, camisa de força, quartos-forte etc. O único recurso não empregado na instituição foi a lobotomia, por falta de equipamentos cirúrgicos adequados para sua realização. A utilização dessas técnicas, hoje consideradas agressivas e inadequadas, consistiram, em outros tempos, em descobertas da medicina para o cuidado da loucura. Apesar das técnicas empregadas no tratamento psiquiátrico estarem adequadas aos avanços da medicina de cada época, diversos abusos, enganos e desrespeito foram cometidos conta os portadores de sofrimento mental, causando profundo sofrimento a eles e a seus familiares, levando à discriminação social, à negação de direitos fundamentais ao homem e à reclusão nos pátios dos manicômios.

Somente no ano 1990, é que se firma um convênio de cogestão entre o Cândido Ferreira e a Prefeitura Municipal de Campinas, o que possibilita a implementação da Reforma Psiquiátrica, substituindo métodos agressivos de tratamento por uma nova forma de cuidar, processo que perdura até a atualidade. Grades foram retiradas, portas foram abertas, foi abolido o uso da camisa de força, do eletrochoque, das punições, dos quartos-forte e o uso indevido de medicamentos. A forma mais humanizada de tratar deu início ao processo de desospitalização dos internos e a capacitação deles e da sociedade, para um possível convívio social. Muitos internos descobriram o paradeiro de seus familiares e alguns voltaram a viver com eles, em sua terra natal. Os que não localizaram suas famílias passaram a viver em moradias assistidas pelo serviço, localizadas em diversos bairros da cidade de Campinas.

Tal abertura exige uma mudança de postura no modo de cuidar da saúde mental, pois desencadeia uma relação de coresponsabilidade dos usuários no seu tratamento. O que antes eram regras determinadas pelos médicos e funcionários, com a maior liberdade após as mudanças implementadas, espera-se que o usuário desenvolva uma maior responsabilidade com sua saúde e com a dos colegas. Além disso, a rede das relações e o próprio capital social das pessoas necessitam ser (re)construídos; o aprendizado se dar-se-á aos poucos, na medida de cada um, respeitando o desejo, a capacidade e os limites singulares, a partir dos afazeres do dia-a-dia, seja no cuidar da própria higiene pessoal, cuidar da limpeza da casa, pegar um ônibus, ir à igreja, ir ao banco, utilizar seu dinheiro, ou no suprir suas necessidades com compras no comércio local. A ressocialização dos usuários tornou-se e torna-se possível a partir do momento em que estão entranhados no meio da sociedade. Como a sociedade tem suas tramas e diversos conflitos, dos quais até então esses usuários estavam afastados, “protegidos”, eles passam a ter contato e a participar efetivamente, na medida dos seus interesses, capacidades, tomando pé de uma sociedade caótica e violenta, com diversas nuances e loucuras pertinentes ao século XXI.

O Cândido atende, atualmente, em torno de 2.500 usuários por mês, para os quais disponibiliza:

- Quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), localizados em distintas regiões da cidade:
Norte: CAPS Estação;
Sul: CAPS Antônio da Costa Santos;
Leste: CAPS Esperança
Sul e Sudoeste: CAPS AD Independência - especializado no atendimento de transtornos mentais advindos do uso de álcool e outras drogas

Um novo Caps AD está em fase de implementação e atenderá a região Noroeste da cidade.

- Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT), que oferece vagas em 13 oficinas profissionalizantes e geração de renda na área de vitral artesanal, vitral plano, velas, mosaico, construção civil e ladrilho hidráulico, parceria, papel reciclado, gráfica, marcenaria, culinária e eventos, nutrição, serralheria e agrícola, atendendo em torno de 290 pessoas, administrado por uma associação própria de usuários e familiares – a Associação Cornélia Vlieg.
Todo o artesanato produzido nas oficinas é comercializado na Loja Armazém das Oficinas, localizada à Rua Cel. Quirino, 272, no Cambuí - agente ativo da economia solidária promovida pelas oficinas de trabalho e geração de renda.

- Serviço Residencial Terapêutico, que conta com 29 moradias assistidas, ente elas, casas com assitência 24h, atendendo uma população em torno de 140 usuários, promovendo a reinserção social dos idosos desinstitucionalizados, por meio do cuidado e da partipação social qualificada.

- Três Centros de Convivência e Arte, que contam com diversas oficinas de cultura e arte, geração de renda, alfabetização para adultos e inclusão social, não só aos usuários de saúde mental, como também a toda comunidade:
Centro de Convivência Casa dos Sonhos, no distrito de Sousas,
Centro de Convivência Espaço das Vilas, na Vila Pe. Miguel Vicente Cury,
Centro de Convivência Rosa dos Ventos, na Vila Joaquim Inácio.

- Núcleo de Retaguarda, localizado no distrito e Sousas, para internações de curta permanência para os casos que necessitam de um atendimento mais intensivo nos momentos de crise.

- Ponto de Cultura Maluco Beleza, que possibilita o acesso à cultura e aos meios de comunicação alternativa, transformando os usuários em protagonistas de jornal impresso, programas de rádio e produções audiovisuais.
A Rádio Maluco Beleza online foi implementada no serviço e pode ser acessada 24h pelo endereço: www.candido.org.br.

- Cândido Escola: no campo da educação permanente, o SSCF conta com o Cândido Escola, que entre outras atividades no campo da formação, oferece a Residência Médica.

Várias outras iniciativas compõem as transformações implementadas pela Reforma Psiquiátrica e pelo Movimento da Luta Antimanicomial no Cândido Ferreira, dentre as quais destacamos o trabalho de música desenvolvido com os usuários da rede municipal de saúde mental do município, que hoje forma o Coletivo da Música e o Grupo Retalhos de Cetim. Além disso, o Bloco Unidos do Candinho, que há 20 anos realiza seu desfile de carnaval pelas ruas do distrito de Sousas.

Por essa nova postura na formas de cuidar em saúde mental, o serviço, que oferece atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde 1993, é considerado modelo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Conheça o site do Cândido: http://www.candido.org.br

Mostrar o Mapa Website

Informações do Local


Fundado: 1924

Categorias: Hospital, Organização não lucrativa, Compras e varejo

Hours

Seg: 08:00 - 17:00
Ter: 08:00 - 17:00
Qua: 08:00 - 17:00
Qui: 08:00 - 17:00
Sex: 08:00 - 17:00



Informar um Problema

Eventos Passados

3ª Corrida e Caminhada do Candinho!

3ª Corrida e Caminhada do Candinho!
8:00 - 11/11/2018

Local: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

A Corrida Solidária terá um perfil rústico, pois ocorrerá nas trilhas do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira no distrito de Sousas em Campinas e em estrada...

Trilhas do Cândido Pais e Filhos

Trilhas do Cândido Pais e Filhos
9:00 - 24/03/2018

Local: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Um sábado inesquecível. Quer combinação melhor que família e natureza? O Cândido Ferreira, o Armazém das Oficinas e a agência Moontain criaram um passeio...

Jantar em Homenagem a Paul Bocuse

Jantar em Homenagem a Paul Bocuse
20:30 - 23/03/2018

Local: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Venha participar de uma experiência gastronômica inesquecível em um evento criado especialmente para celebrar os famosos pratos do grande Chef. Composição do...

Bloco Unidos do Candinho 2018!

Bloco Unidos do Candinho 2018!
13:00 - 03/02/2018

Local: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

No dia 03 de fevereiro, o Bloco Unidos do Candinho vai as ruas com o samba enredo “Sertão e Ser tantos: Nossa arte é nosso maior tesouro. O cuidado e a Preciosidade...

Trilhas Do Cândido

Trilhas Do Cândido
9:00 - 20/01/2018

Local: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Venha desbravar as trilhas do Cândido Ferreira. Você exercita o corpo e espairece a mente dentro de uma mata nativa a apenas 10 minutos do centro de Campinas. Neste...

2ª Corrida e Caminhada do Candinho 2017

2ª Corrida e Caminhada do Candinho 2017
8:00 - 12/11/2017

Local: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Com o sucesso da primeira edição da corrida, com a participação de 421 atletas no evento, organizamos a "2ª Corrida e Caminhada Solidária do Candinho 2017",...

Zen Ocupação

Zen Ocupação
8:30 - 28/10/2017

Local: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

Práticas Integrativas dos Centros de Convivência SUS Campinas. No dia 28 e outubro, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira promove o evento de Práticas Integrativas...

Campinas Tweets

Brazil Engineering
Brazil Engineering
This job might be a great fit for you: Engineer - Mechanical Component - https://t.co/OIEmnEZoyY #Engineering #Campinas, SP

Tom Reaoch
Tom Reaoch
Great day in #belohorizonte #minasgerais #business #brazil #Thanks https://t.co/HDq66sbLrg going #home #campinas… https://t.co/EJRa30YXec

ACidade ON Campinas
ACidade ON Campinas
[MINUTO ON] Vara de Campinas autoriza aborto em caso de gravidez de risco #ACidadeON #ACidadeONCampinas #campinas… https://t.co/IRU2myYe0T

Carlos Liberi
Carlos Liberi
Defesa de socos, seguidos de catada de perna.

Chandler Bing
Chandler Bing
Pink looks good on me, right? . . . . #boy #brazil #gay #gayboy #picoftheday #photooftheday #beard #gaybeard… https://t.co/69zQvnyTYe

Tom Reaoch
Tom Reaoch
#2020success starts at #sunrise #24/7 #business #brazil #brasil #campinas #smartcity #baraogeraldo https://t.co/jCTvIoBq4Z

ACidade ON Campinas
ACidade ON Campinas
[MINUTO ON] Avenida Ruy Rodriguez terá trecho bloqueado nesta quinta #ACidadeON #ACidadeONCampinas #Campinas… https://t.co/iz3zXeM8ah

Willian Macedo
Willian Macedo
Coral Kadmiel - Happy Day #HappyDay #shoppingcampinas #Campinas #choir #soulblack https://t.co/SocFeHPLNf